..

BLOGS PARCEIROS: PORTAL DO CAMALEAO

sexta-feira, 24 de maio de 2013

DRAMA DA SAÚDE no PI é destaque no francês 'Le Monde' Artigo do jornalista Nicolas Bourcier sintetizou a disparidade da média entre médicos e população

Após divulgação de relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a disparidade entre o número de médicos e a população no Brasil. O jornal francês 'Le Monde' através da sua página na internet, repercutiu o caso e enfatizou a lastimável situação da saúde no interior do Piauí. O artigo do jornalista Nicolas Bourcier narrou histórias de piauienses que tiveram que enfrentar percussos quilométricos para encontrar atendimento, além de cidades que recebem a visita dos profissionais da saúde apenas uma vez por semana, constatando a deficiência do sistema na região. Ele ainda discorre sobre as medidas que o Governo Federal está pensando em adotar para amenizar esta triste realidade. São apenas 17,6 médicos para cada 10 mil pessoas no país, o número é inferior aos demais países emergentes e em alguns estados chega a se equiparar aos índices do Iraque.
Na última quinta-feira (23/05), o Ministro da Saúde Alexandre Padilha declarou que o estímulo aos médicos brasileiros nas periferias é a prioridade e assinalou quanto a contratação de estrangeiros.
POLÊMICA SOBRE MÉDICOS ESTRANGEIROS
O jornal francês também destacou a polêmica em relação à 'importação' de médicos estrangeiros, para compor a equipe do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto teria sido sugerido por Alexandre Padilha e logo foi alvo de críticas ferrenhas por parte do Conselho Federal de Medicina. O CFM inclusive, teria pedido a mediação de Dilma Rousseff na questão, e entrou com uma uma representação na Procuradoria Geral da República contra os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Educação, Aloizio Mercadante, e das Relações Exteriores, Antônio Patriota. Eles já estariam tentando fazer acordos com médicos de países como Cuba, Espanha e Portugal.
Na reportagem, o 'Le Monde' cita que o projeto foi considerado 'irresponsável' e com intuito eleitoreiro pelo Conselho, além de oferecer riscos à população.
SITUAÇÃO NO PIAUÍ
De acordo com dados do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), para cada mil habitantes no Piauí existe apenas 0,92 médicos. A média é uma das menores do Brasil e esta situação alarmante foi sintetizada pelo 'Le Monde', em que narra o drama de Davi, uma criança de 2 anos do município de Cabeceiras, onde estava febril, com convulsões e não conseguia atendimento, sua mãe teve que percorrer cerca de 80km para encontrar um médico que o atendesse. 
Além disso o jornal expõe o caso de Marcos Ramiso, um cirurgião de 35 anos, que faz toda semana uma viagem de três horas para atender pacientes em Santa Cruz dos Milagres e consequentemente, mostra os problemas enfrentados no atendimento.
lemonde.jpgArtigo é destaque no Le Monde
Repórter: Francy Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens recentes

24 : horas no ar