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terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Qual carro que consome menos?E o mais beberrão? Veja lista do Inmetro Testes são feitos em laboratório, simulando condições de cidade e rodovia

O Inmetro divulgou na última segunda-feira (20) a lista com as médias de consumo de combustível de 495 modelos de 36 marcas à venda no Brasil. Eles fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), que visa indicar, por meio de um selo nos veículos, quais são os mais eficientes.
O levantamento tem carros com os preços mais variados no mercado, de R$ 25 mil até quase R$ 3 milhões, cujos dados foram cedidos pelas montadoras após testes feitos em laboratório, simulando as condições da cidade e da estrada.

O resultado depende, entre outras condições, do tamanho do carro, do tipo e tamanho do motor - com vantagem para os que têm conjuntos com motor elétrico, os chamados híbidos- e até mesmo da inclusão de ar-condicionado como item de série.

Veja as melhores e as piores médias de quilômetros rodados por litro de combustível.
MELHORES MÉDIAS
Carros que, em média, fazem ao menos 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, com etanol, e acima de 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina.
Toyota Prius
(com gasolina)
15,7 km/l na cidade
14,3 km/l na estrada
mg_0544_1.jpg
O Prius obteve a melhor média na lista de 2014 do Inmetro. O bom resultado é esperado pelo fato de se tratar de um modelo híbrido, que não depende só da combustão para rodar: ele tem também um motor elétrico. O conjunto soma 134 cv com 99 cv do motor 1.8 a gasolina e 82 cv do elétrico.
Lexus CT200h
(com gasolina)
15,7 km/l na cidade
14,2 km/l na estrada
lexus-1.jpg
Como a Lexus é a marca de luxo Toyota, o CT200h é uma versão mais sofisticada do Prius. Dessa forma, o hatch utiliza a mesma base mecânica e por isso teve médias bem próximas às do "primo", repetindo os números do ano passado.
Smart Fortwo mhd 71 cv
(com gasolina)
13,2 km/l na cidade
14,4 km/l na estrada
smart-for-two-g1.jpg
O subcompacto Smart fortwo tem motor 1.0 três cilindros aspirado de 71 cv, apenas a gasolina. Ele manteve os números de consumo de 2013, já que não sofreu nenhuma alteração mecânica ou estética que pudesse influenciar no resultado das medições.
Smart Fortwo 84 cv
(com gasolina)
13,2 km/l na cidade
14,2 km/l na estrada
A versão mais potente e cara do Smart conta com o mesmo motor 1.0 de três cilindros da mhd, porém dotada de um turbocompressor, o que eleva a potência do carrinho para 84cv. Com isso, o consumo é um pouco mais alto. Nessa versão, o fortwo empatou em consumo urbano com o mhd, com 13,2 km/l, enquanto na estrada foi um pouco menos econômico, com 14,2 km/l.
Renault Clio sem ar-condicionado
(com etanol)
9,5 km/l na cidade
10,7 km/l na estrada
(com gasolina)
14,3 km/l na cidade
15,8 km/l na estrada
clio-6.jpg
Os números do Clio também são os mesmos do ano passado. Ele é vendido exclusivamente com motor 1.0 16V de 80 cv com etanol e 77 cv com gasolina.
Volkswagen Up! I-Motion (automatizado)
(com etanol)
9 km/l na cidade
10 km/l na estrada
(com gasolina)
13 km/l na cidade
14,4 km/l na estrada
primeiraimagemup.jpg
Ainda não lançado, o Up! com câmbio automatizado (I-Motion) e direção elétrica, tem consumo ligeiramente melhor na estrada do que a versão com câmbio manual, que esbarrou nos 10 km/l (ficou com 9,9 km/l) com etanol e também mostrou números bem próximos na cidade (9,1 km/l). Com gasolina, ela ficou em 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.
Nissan March 1.0 sem ar
(com etanol)
8,9 km/l na cidade
10,4 km/l na estrada
(com gasolina)
12,6 km/l na cidade
15 km/l na estrada
march-4.jpg
O compacto da Nissan conta com o mesmo motor 1.0 16V do Renault Clio. Dessa forma, os números de potência são os mesmos (80 cv com etanol e 77 cv com gasolina). Nas provas de consumo, o March, também sem ar-condicionado, registrou resultados um pouco inferiores.
Fiat Uno 1.4 Economy
(com etanol)
8,7 km/l na cidade
10,4 km/l na estrada
(com gasolina)
12,5 km/l na cidade
15,2 km/l na estrada
unoeconomy.jpg
O Uno com motor 1.4 Economy se saiu melhor nos testes do que o 1.0. Com etanol, ele registrou 8,7 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, a melhor média para um modelo com motor com mais de 1000 cilindradas. Com o fim do Mille, o Uno é o carro da Fiat com os melhores resultados no teste.
Fiat Palio Fire
(com etanol)
8,8 km/l na cidade
10,3 km/l na estrada
(com gasolina)
12,3 km/l na cidade
15 km/l na estrada
1385_1_preview.jpg
O Palio Fire melhorou os resultados em relação ao ano passado. Em 2014, o hatch obteve nota máxima, com consumo de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. No ano passado, nas mesmas condições ele fez 8 km/l e 10,1 km/l. Já com gasolina, ele conseguiu 12,3 km/l no ciclo urbano e 15 km/l no rodoviário neste ano contra 12,2 km/l e 15,4 km/l.
Ford New Fiesta hatch 1.6 manual
(com etanol)
8 km/l na cidade
10 km/l na estrada
(com gasolina)
12 km/l na cidade
14,3 km/l na estrada
ford_fiesta_g1_003.jpg
Com visual renovado e agora feito no Brasil, o hatch da Ford melhorou as médias em relação ao ano passado. A versão 1.6 com câmbio manual superou a 1.5 com a mesma transmissão.
Hyundai HB20S 1.0
(com etanol)
8 km/l na cidade
10,1 km/l na estrada
(com gasolina)
11,5 km/l
14,4 kml
dsc_2405.jpg
O sedã teve números ligeiramente melhores que a versão hatch, que marcou 7,6 km/l (na cidade) e 9,8 km/l (na estrada) om etanol. E superou também o Kia Picanto, que usa o mesmo motor, mas por pouco não ficou entre os melhores, com 8,2 km/l e 9,8 km/l marcados com câmbio manual.
Volkswagen Gol Bluemotion sem ar
(com etanol)
8 km/l na cidade
10,1 km/l na estrada
(com gasolina)
11,8 km/l na cidade
14,9 km/l na estrada
gol_blue.jpg
O Gol Bluemotion conta com o motor 1.0 8V também visando um menor consumo, daí a versão, sem ar-condiocionado, ter tido números melhores que outras.
Volkswagen Voyage Bluemotion
sem ar
(com etanol)
8 km/l na cidade
10,1 km/l na estrada
(com gasolina)
11,8 km/l na cidade
14,9 km/l na estrada
voyage_blue_frente.jpg
Também sem ar-condicionado, o Voyage Bluemotion repetiu os números de consumo do Gol com o mesmo pacote.
PIORES MÉDIAS
Os superesportivos, todos movidos apenas a gasolina, encabeçam essa lista.
Lamborghini Aventador
(com gasolina)
4,1 km/l na cidade
5,9 km/l na estrada
lambo.jpg
O carro mais "beberrão" do Brasil testado pelo Inmetro foi o esportivo italiano com motor V12.
Bentley Continental V8
(com gasolina)
4,5 km/l na cidade
6,4 km/l na estrada
rzt_9407_1.jpg
Todas as versões equipadas com motor V8 do Continental tiveram o mesmo consum, semelhante ao das das versões com motor W12.
Bentley Continental W12
(com gasolina)
4,5 km/l na cidade
6,7 km/l na estrada
continental-300.jpg
Outro Bentley Continental, mas agora com motor W12, aparece na lista, com número um pouquinho melhor que o V8 na estrada.
Ferrari F12berlinetta
(com gasolina)
4,7 km/l na cidade
6,5 km/l na estrada
g6.jpg
Modelo mais caro da Ferrari no Brasil, a F12berlinetta é também a mais beberrona.
Rolls-Royce Ghost
(com gasolina)
4,9 km/l na cidade
7 km/l na estrada
img_1492.jpg
Concorrente da Bentley, a Rolls-Royce também está na lista dos carros menos eficientes. O Ghost possui motor V12.
Maserati Quattroporte
(com gasolina)
5 km/l na cidade
6,8 km/l na estrada
maserati-quattroporte-revistaautoesporte.jpg
O Quatroporte é o sedã de luxo da marca italiana, equipado com motor V8.
Range Rover Sport
(com gasolina)
4,9 km/l na cidade
7,3 km/l na estrada
g63.jpg
Também com motor V8, o Sport é o primeiro utilitário esportivo na lista dos carros de pior consumo.
Mitsubishi Pajero Full 5 portas
(com gasolina)
5,3 km/l na cidade
6,7 km/l na estrada
mitsubishi-pajero-full-2012.jpg
O Pajero Full é a versão mais completa do SUV, equipado com motor V6 de 3.8 litros. A versão 3 portas melhora as médias para 5,6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada. Ambas têm motor V6 3.8.
Maserati Gran Turismo/Cabrio
(com gasolina)
5,2 km/l na cidade
7,1 km/l na estrada
maserati-grancabrio-div.jpg
Os modelos GranTurismo e GranCabrio da marca italiana são equipados com motor V8 à gasolina.
Ferrari California
(com gasolina)
5,3 km/l na cidade
7,1 km/l na estrada
nova-ferrari-california-30-.jpg
O conversível da marca italiana é vendido com motor V8.
Fonte: Com informações de AutoEsporte/Globo

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