O vereador Diniz(PRTB) pode ter encontrado a solução para o problema da falta de abastecimento d’água na localidade Baixa da Carnaúba e localidades circunvizinhas.
Segundo o vereador Diniz, a solução do problema da falta de abastecimento de água tratada na Baixa da Carnaúba, pode ser uma Estação de Tratamento d’água(ETA) localizada no assentamento Cajueiro( Distrito Irrigado), que foi construída com recursos do INCRA e inaugurada em 2012.
A Estação de Tratamento D’água abastece cerca de 200 famílias apenas com água capitada no Rio Parnaíba e não tratada. Atualmente é administrada pela associação dos moradores do assentamento, mas está quase desativada por falta de condições financeiras para administrar um projeto tão grande e importante.
A Estação de Tratamento do Assentamento Cajueiro é de médio porte, com 5 km de rede de encanação, tendo capacidade para abastecer cerca de 800 famílias. Afirmou o vereador Diniz. “A associação dos moradores reconhece que não tem a capacidade financeira para administrar esse projeto. Por isso, a Associação já quis entregar a ETA para a Agespisa administrar, mas a mesma recusou, com a alegação de que é uma empresa urbana .
O Projeto já tem encanação até a localidade Lagoa do Prado, basta uma ampliação de mais 3 km de rede para chegar água até a localidade Baixa da Carnaúba. Esse é um Projeto grandioso, nem todo município do Piauí tem uma Estação dessas, enquanto este Projeto está se acabando no meio do mato. Não se constrói uma Estação de Tratamento desse porte com menos de dois milhões de reais. Por isso, é mais fácil ampliar 3 km de rede, do que se construir um Projeto desde o inicio. Talvez , a solução seja esta, no entanto, basta a boa vontade dos Governos para solucionar o problema das famílias que estão sofrendo por falta d’água tratada”. Desabafou o vereador Diniz.
Segundo um dos representantes da Associação, Sr. Manoel Santos, a Associação dos Moradores do Assentamento Cajueiro, encontra dificuldades para manter o abastecimento d’água para as 200 famílias. “A bomba d’água vive queimando e também temos dificuldade para pagar os talões de energia. Uma vez passamos dois meses com a energia cortada”. Relatou Manoel Santos.
O vereador Diniz, revelou que vai levar o assunto ao prefeito Florentino Neto e ao Presidente da Agespisa , Antonio Filho, para quem sabe uma união de forças para que o problema de falta d’água seja solucionado.
Visita do vereador Diniz ao escritório Regional da Agespisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios