..

BLOGS PARCEIROS: PORTAL DO CAMALEAO

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Vereadores voltam a debater melhorias para o transporte público de Parnaíba

O tema transporte público de Parnaíba voltou a ser tema de discussão na semana passada quando o vereador André Neves apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando maior e mais eficiente fiscalização do transporte alternativo da cidade.Estão havendo uma série de reclamações por parte da população”, explicou André Neves. Ele disse que principalmente aos finais de semana, é comum a redução no número de veículos em circulação, o que deixa os passageiros ainda desamparados. Por isso a necessidade do aumento na fiscalização não só durante a semana, mas aos sábados e domingos também.
“Há cerca de um ano, uma série de protestos da classe estudantil levou a prefeitura a levantar a possibilidade da criação de uma empresa municipal para o transporte público, o que poderia sanar o problema. Mas até agora nada de concreto foi feito”, observou o vereador, salientando também a necessidade de construção de abrigos para passageiros. ”Vejo a boa vontade, mas a solução do problema não sai”, disse André.
Alguns vereadores apartearam André Neves para também repercutirem reclamações que a eles chegam de parte da população. “É inadmissível Parnaíba não ter transporte de vergonha”, disse o vereador Ricardo Véras, citando as dificuldades dos funcionários do Parnaíba Shopping, que ao saírem do trabalho por volta das 22 horas já não dispõem mais de transportes coletivos. Ele lembrou ainda de um processo(liminar) que há anos se arrasta no Tribunal de Justiça do Piauí, proibindo a colocação de ônibus para circularem. “Esse processo parece que colocaram uma pedra em cima e não tem ninguém capaz de retirá-la. Este ano vamos ter campanhas políticas, e o que vamos dizer para o eleito?”, questionou Ricardo.
                      Oitizeiro é abrigo de passageiros em Parnaíba
Para a vereadora Fátima Carmino “essa situação é muito delicada. É um assunto que não pode morrer e precisa de uma solução. Conversei com a Cooperativa do Transporte Alternativo e com o advogado deles. Não há má vontade de ninguém. A Prefeitura está lutando para derrubar a liminar da Justiça e a Cooperativa quer melhorar os transportes, está investindo”, destacou a vereadora. Segundo ela, os donos de vans também têm reclamações pelo fato de há anos que a passagem não aumenta e há prejuízos por conta de calçamentos ruins. “ Eles querem conversar com o prefeito afim de que tenham garantias para poderem adquirir novos transportes. A reunião não acontece e a Cooperativa necessita do diálogo”, disse.
Segundo o vereador Diniz há informações do secretário de transportes João Alves dando conta de que, pela população que possui utilizando transportes coletivos, Parnaíba precisaria de 63 ônibus, e só existem 42 vans como transporte alternativo. “Não precisa dizer mais nada. É o caos”, destacou Diniz.
Ação Civil Pública
Em maio de 2011, há 3 anos, portanto, o Juiz da 4ª Vara da comarca de Parnaíba Dr. Carlos Eugênio Macedo de Santiago, posicionou-se na Ação Civil Publica de nº 1553/2009, de autoria do Ministério Público Estadual, requerendo do município de Parnaíba que, “o referido ente público providencie a regularização do transporte coletivo nesta cidade e que o referido serviço seja feito através de ônibus...”. A prefeitura de Parnaíba teria o prazo, a partir de então, de dois anos para implantação do serviço de transporte coletivo. Nada aconteceu.     fonte blog b.silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens recentes

24 : horas no ar