..

BLOGS PARCEIROS: PORTAL DO CAMALEAO

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A Ponte do Tabuleiro e as dificuldades em fazê-la de concreto


Um requerimento do vereador Antônio Diniz, PRTB, reivindicando que seja substituída a madeira por concreto na Ponte do Tabuleiro, provocou amplo debate na sessão de ontem (4), da Câmara Municipal de Parnaíba,
quando foi citado que já existe até previsão de orçamento, tanto de parte do governo do Estado quanto da Prefeitura, porém, não há recursos. ”A saída é solicitar uma emenda parlamentar de algum desses deputados para fazer a obra”, sugeriram alguns vereadores.
  Vereador Antônio Diniz
 
“Há 10 anos coloco no orçamento do município, repetidamente, verba para aquela obra”, lembrou o vereador Gerivaldo Benício, parabenizando a iniciativa de Antônio Diniz e pedindo para associar-se ao requerimento, por reconhecer a grande utilidade daquela ponte, construída há 20 anos e atualmente com a madeira bastante comprometida.  “Noventa por cento do trânsito de veículos e pessoas em geral, da Lagoa da Prata, Joaz Sousa e bairro Rosápolis passam por aquele local”, lembrou Gerivaldo,  destacando a atual fragilidade da ponte de madeira diante de um tráfego intenso.
                                                           Ponte do Tabuleiro
Vários acidentes  graves já  ocorreram no local, o que, de certa forma, tem provocado revolta nas pessoas que, por último, até fogo já colocaram ali, talvez para forçar as autoridades a construírem uma  ponte com critérios técnicos e dimensão que atendam à demanda atual do tráfego.
 
Segundo o vereador Carlson Pessoa, o governo do Estado já pediu um orçamento para a citada obra e o apresentaram um, no valor de 4 milhões de reais, "muito fora da realidade e o governador determinou ao D.E.R -Departamento Estadual de Trânsito, que fizesse um outro", disse Carlson. O vereador Gustavo  Lima informou que a Prefeitura, por seu turno,  possui também um levantamento de preços para recuperarnão só a ponte do Tabuleiro, mas também outras igualmente construídas de madeira, localizadas principalmente na Ilha de Santa Isabel. Segundo Gustavo, o orçamento que o município possui é de 900 mil reais. Mas deixou claro que não há recursos para a obra, pelo menos este ano.
 
Projeto proibe plantio de "Agave"
                                                   Vereador Beto Santos Sousa (PTB)
Foi discutido e aprovado ontem, em 1ª votação, Projeto de Lei de autoria do vereador Carlos Alberto Santos de Sousa (Beto), que proíbe, no âmbito do município, o plantio de agave, que é uma planta muito utilizada no paisagismo, em composição com outras plantas ou em maciços. Tem folhas suculentas verde-claras com superfície acinzentada e é espinhosa, podendo levar perigo à integridade física das pessoas, principalmente de crianças.
 
De acordo com o projeto, a proibição se estende aos seguintes locais: praças e jardins públicos; nas ruas, avenidas, inclusive em seus canteiros centrais e rotatórias;  nos passeios públicos, repartições públicas, mesmo que em vasos; nas escolas, faculdades  e similares; nos campos de futebol e demais praças esportivas, mesmo que privados; e nos clubes de quaisquer natureza, bem como nos demais locais de grande circulação pública, mesmo que privados.
 
                                                                    AGAVE
O projeto determina ainda que o chefe do Poder Executivo promova a imediata retirada dessas plantas espinhosas já existentes nas  avenidas, praças, jardins, rotatória e passeios públicos. Elas deverão ser substituídas por outras que não apresentem riscos à integridade física das pessoas.
 
 
Alguns vereadores se manifestaram em apoio à proposta do vereador Beto, que trata de “uma questão tão simples, mas que de fato é uma planta que oferece riscos”, destacou o vereador Antônio Diniz. O vereador Carlson Pessoa, por seu turno, chamou à atenção da Superintendência Municipal de Praças, Parques e Jardins, para que passe a aplicar a determinação, a partir da vigência da lei.
 
Solicitada à Prefeitura construção de Abrigo para passageiros na Pedra do Sal
 
O vereador do PRTB Renato  Bittencourt (Renatinho) apresentou ontem e foi aprovado pelo Plenário da Câmara, requerimento solicitando que a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, providencie a construção de “pelo menos uma benfeitoria para a praia da Pedra do Sal”, qual seja a construção de um abrigo de passageiros, em virtude das pessoas que se deslocam para  lá de ônibus não têm um local adequado para aguardarem o transporte de volta.
 
“Aquela área não precisa só de um abrigo para passageiros, mas de muitas outras coisas” aparteou o vereador Antônio Diniz, também do PRTB, que tem fortalecido a atuação de Renatinho nas reivindicações à Prefeitura de benefícios para as populações de povoados que ficam do outro lado do rio e que pertencem ao município de Parnaíba.
 
Uma das preocupações constantes dos dois vereadores tem sido relativa às pontes que ligam alguns localidades e que são de madeiras, a exemplo da conhecida  ponte do Tabuleiro, todas construídas já há algum tempo e sem a manutenção devida. Com o aumento populacional, há também o crescimento no fluxo de veículos e pessoas sobre essas pontes, há perigos de acidentes de consequências imprevisíveis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens recentes

24 : horas no ar