..

BLOGS PARCEIROS: PORTAL DO CAMALEAO

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Parnaíba é destaque negativo em número de homicídios



Cristiano Ribeiro

Pesquisa realizada mensalmente com o objetivo de medir o grau de violência no Piauí mostra que no mês de novembro houve uma queda no número de assassinatos em  todo o Estado com relação ao mês anterior. Enquanto em outubro 52 pessoas foram mortas intencionalmente, em novembro este número caiu para 42.

O levantamento é realizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado (Sinpolpi) e serve de termômetro para mostrar a falta de investimento do Poder Público em segurança para o cidadão piauiense, segundo o presidente da entidade, Cristiano Ribeiro.

Do total, 25 aconteceram na capital e o restante no interior e litoral, sendo que o destaque negativo voltou a ser Parnaíba, com um quatro assassinatos, seguido por Campo Maior, Picos e Esperantina, com dois crimes cada uma delas.

Com relação ao item “ocupação das vítimas”, em quase um quarto dos delitos os mortos eram presidiários ou ex-detentos. Dos 42 assassinatos, 10 tem como vítimas ex-detentos ou presidiários.

Outro dado preocupante: três das 42 vítimas eram do sexo feminino, sendo que em dois dos casos, o suposto motivo foi a briga de gangues pela disputa de pontos de drogas ou mesmo cobrança de entorpecentes consumidos. Este dado demonstra que está cada vez maior o envolvimento de mulheres com o tráfico.

Os três assassinatos de mulheres foram registrados em Teresina, sendo dois na zona Sul (Vila Irmã Dulce e Parque Piauí), e outro no São João, zona Leste. Uma das vítimas tinha apenas 14 anos.

Ainda tratando do item “suposto motivo”, 11 foram por vingança ou rixa e nove por envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas, seja como vendedor ou apenas como consumidor. Neste total já estão incluídos os dois casos das vítimas do sexo feminino.

Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens recentes

24 : horas no ar