..

BLOGS PARCEIROS: PORTAL DO CAMALEAO

segunda-feira, 1 de julho de 2013

OPINIÃO: Não existirá ZPE sem o Porto ou sem a Ferrovia


A euforia do governador Wilson Martins é descabida. Alguém precisa orientar ao governador, dizendo-lhe e orientando-o que não existirá ZPE sem o transporte marítimo ou ferroviário, pois os custos para as montadoras inviabilizarão os seus negócios tanto na importação, como na exportação.
 
Construir a ZPE antes do porto e da ferrovia, é colocar o carro adiante dos bois. Uma coisa depende da outra. Quem está orientando o governador quanto a esse absurdo, não está sendo honesto e muito menos competente em se tratando desse assunto.
·       
 Ora,como as montadoras vão trazer seus containers de seus produtos desmontados por via terrestre de Pecem ou Itaqui, os dois portos mais próximos de Parnaíba, primeiro de trem até Teresina, e, de carreta, caminhões, até Parnaíba? Isso não existe. Imaginem com os preços desses fretes, tudo vai para as nuvens.
·         Ora com a ferrovia, as montadoras, já terão mais um custo de frete, mas, bem mais barato do que o rodoviário que inviabiliza a ZPE do Piauí. Mesmo assim, ainda aumenta e muito, pois, serão 3 translados, para Pecem ou Itaqui, para Teresina de trem e para Parnaíba de carreta, na importação do desmonte e na exportação depois de montados. Sinceramente, coisa de jerico.
Agora, viabilizando o Porto de Luiz Correia e isso pode ser resolvido com a inauguração da primeira etapa do porto, priorizando o terminal de containers, em seguida o de combustíveis, para viabilizar o funcionamento do porto. Aí sim, o frete será único, do país da montadora, direto para Parnaíba, sem a necessidade de um segundo e terceiro frete. O que estão querendo fazer é uma estupidez geográfica sem sentido e com desinteligência. Acorde governador, estão lhe enganando.
 - MINISTRO FERNANDO PIMENTEL TAMBÉM DESCONHECE MECANISMO DAS ZPEs – Ao anunciar que virá em julho para a inauguração da primeira etapa da obra da Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba, ZPE, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Fernando Pimentel, passa para a opinião pública que também desconhece o sentido do significado de ZPE. ZPE sem o porto e a ferrovia é inviável técnica e econômicamente falando. Aceitamos o debate com quem interessar           fonte:o bikanca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens recentes

24 : horas no ar