..

BLOGS PARCEIROS: PORTAL DO CAMALEAO

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dinossauro disputado na Justiça nos EUA pode ser montagem



Apelidado de ‘Frankenstein’, ele teria partes de várias criaturas



Um esqueleto de dinossauro com idade estimada em 70 milhões de anos, alvo de uma disputa judicial internacional, é na verdade uma espécie de Frankenstein, reunindo partes de várias criaturas, disse um advogado na quarta-feira a um tribunal federal de Nova York.

A alegação --contestada por promotores-- pode complicar a ação de confisco movida pelo governo dos EUA contra um comerciante de fósseis da Flórida que reconstruiu ossos de um tiranossauro bataar e leiloou a peça por US$ 1,05 milhão em maio. O material de divulgação do leilão sugeria que se tratava da reconstrução de um só animal.


Em junho, autoridades dos EUA confiscaram o esqueleto, que tem 2,4 metros de altura e 7,3 de comprimento, por causa de suspeitas apresentadas pela Mongólia de que o material teria sido retirado ilegalmente do deserto de Gobi.


Na quarta-feira, Michael McCullough, advogado do paleontólogo comercial Eric Prokopi, disse que cerca de metade da reconstrução --ossos fossilizados fundidos a uma estrutura metálica-- veio de apenas uma criatura, e a outra metade, de "pelo menos duas, provavelmente muitas".


"É uma espécie de modelo Frankenstein de um dinossauro, partes de vários dinossauros", observou, surpreso, o juiz P. Kevin Castel.


Mas peritos do governo aparentemente acreditam que a reconstrução deriva de uma só criatura. "Eles não notaram que isso era de várias fontes?", perguntou o juiz Castel ao promotor Martin Bell.


"A opinião deles é que se trata principalmente de um dinossauro", respondeu Bell. "Foi comercializado como um dinossauro."


No pedido de devolução, a Mongólia também partia da suposição de que o esqueleto leiloado era de um só espécime. Prokopi não disse de onde obteve os ossos do tiranossauro bataar, que é um primo do famoso tiranossauro rex.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens recentes

24 : horas no ar