..

BLOGS PARCEIROS: PORTAL DO CAMALEAO

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Mesmo em necessidade de urgência, IML não tem data de inauguração

Fachada do prédio do IML de Parnaíba/ Imagem: Proparnaiba



Após embate do Ministério Público do Estado do Piauí, através do promotor de justiça, Antenor Filgueiras, que deu vitória a população de Parnaíba, onde seria beneficiada com um Instituto Médico Legal (IML). Segundo informações, o prédio está praticamente pronto, porém, ainda não há data para inauguração e funcionamento do mesmo.

A reportagem do Proparnaiba.com esteve no local e constatou que, os portões do prédio estão fechados, enquanto a todo momento, a população necessita dos serviços do órgão, já que a sala adaptada para os exames, tanto de corpo de delito como cadavérico não deveriam ser realizados no local por não dispor da estrutura adequada.

Além de realizar necropsias e laudos cadavéricos para Polícias Científicas de um determinado Estado na área de Medicina Legal, o IML é responsável pelos exames de corpo de delito e demais perícias como: exame de lesões corporais, exame de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, exame de constatação de violência sexual, exame de sanidade mental, exame de constatação de idade, exame de constatação de doença sexualmente transmissível, e todas as demais perícias que interessem à Justiça e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal.

Enquanto isso, a população depende de um ambiente, que segundo informações expostas em relatório pela Vigilância Sanitária do Município de Parnaíba, não tem condições de funcionamento e sanitárias vigentes em legislação. Na realidade, a falta de estrutura coloca vítimas e familiares nas dependências do necrotério no HEDA em situações vexatórias e desesperadoras, pois não há responsabilidade e nem compromisso em atender as necessidades dos que precisam da assistência, já que este possui um médico legista, além de não dispor dos mínimos requisitos para os procedimentos técnicos nos exames.


Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens recentes

24 : horas no ar