..

BLOGS PARCEIROS: PORTAL DO CAMALEAO

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Alemães conhecem técnica de tratamento de esgoto da Agespisa As águas servidas são tratadas de maneira natural, utilizando os raios solares, microorganismos

O sistema de tratamento de esgoto sanitário adotado pela Agespisa em Teresina foi apresentado na manhã desta quinta-feira (1º) ao grupo de empresários alemães que está em visita ao Piauí desde a última terça-feira (29). A delegação é composta pelo empresário Andreas Kirchhof, representante do Grupo Tecbacon, que atua na área de tratamento de esgoto com novas tecnologias; Gino Leonhard, da área de turismo sustentável; o cônsul honorário da Alemanha em Fortaleza e representante do Grupo Klotermann, Dieter Gerding, e Uwe Weibrecht, procurador da Associação ProBrasil. Eles estão sendo acompanhados pelas deputadas estaduais Margarete Coelho (PP), Belê Medeiros (PSB) e Juliana Moraes Sousa (PMDB).
Na Agespisa, a comitiva foi recebida pelo presidente da companhia, Raimundo Neto. Em seguida, eles visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Ininga, zona leste da capital, onde conheceram o sistema que utiliza as chamadas Lagoas de Estabilização e que leva em conta as condições climáticas de Teresina. As águas servidas são tratadas de maneira natural, utilizando os raios solares, microorganismos e algas existentes na massa líquida das lagoas. Todo o processo foi apresentado pelo professor doutor em Saneamento Básico e engenheiro da Agespisa, Cleto Barata.
Na ETE Leste, os alemães ficaram surpreendidos com os resultados de um estudo inédito no Piauí que está reutilizando as águas provenientes do esgoto doméstico tratado na criação de peixes da espécie Tilápia do Nilo. “Fico feliz em saber que a Agespisa, além de produzir efluentes de esgotos dentro dos padrões internacionais, demonstra preocupação com a preservação do equilíbrio ambiental”, opinou Andreas Kirchhof.
“O objetivo agora é fazer um intercâmbio técnico para a troca de experiências”, disse Raimundo Neto, que não descarta a possibilidade de realizar parcerias visando a implantação de novas tecnologias no tratamento de esgotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens recentes

24 : horas no ar