Polícia Civil do Piauí deflagra operação Praga de Justiniano e cumpre mandados em 14 cidades
NOTA À IMPRENSA - Operação Praga de Justiniano
A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou, às 06 (seis) horas de hoje (17.11.11), a operação “Praga de Justiniano”, resultado de investigações iniciadas há 04 (quatro) meses para combater o tráfico de drogas na região do centro sul do Estado do Piauí, coordenadas pelo Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí e Delegacia Regional de Oeiras. Considerando o atual e relevante interesse público no combate às drogas, bem como o direito à informação, passamos a divulgar o que se segue.
De início, frise-se que as drogas não estão restritas às grandes cidades, conforme pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios, realizada em 152 (cento e cinqüenta e dois) municípios piauienses, 133 (cento e trinta e três), um percentual de 86,84%, têm problema com o consumo de drogas. Sendo assim, a Operação “Praga de Justiniano” teve como objetivo cumprir mandados de prisão e busca e apreensão de envolvidos em tráfico de drogas nas cidades de Oeiras, Picos, Itainópolis, Santa Cruz, Santo Inácio, Paes Landim, Simplício Mendes, Floresta do Piauí, Floriano, Campinas do Piauí, Canto do Buriti, Regeneração, todas no Estado do Piauí, bem como Barão de Grajaú e São João dos Patos no Estado do Maranhão, totalizando 14 (catorze cidades).
Diante das provas coletadas, indicando incidência nos crimes de tráfico ilícito de entorpecentes (art. 33 da Lei nº 11.343/06), associação ao tráfico (art. 35 da Lei nº 11.343/06), lavagem de dinheiro (art. 1º, I, da Lei nº 9.613/98) quadrilha ou bando (art. 288 do CP) e venda de medicamentos sem registro no órgão de vigilância sanitária competente (art. 273, §1º-B, I, CP), foram solicitados pela Polícia Civil e deferidos pelo Juiz da Comarca de Santa Cruz, Dr. Múccio Miguel Meira, 32 (trinta e dois) mandados de prisão preventiva e 40 (quarenta) mandados de busca e apreensão, a serem cumpridos por aproximadamente 90 (noventa) policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE), Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO) e outras unidades da Polícia Civil do Estado do Piauí, além de 70 (cinqüenta) Policiais Militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), Ronda Ostensiva de Natureza Especial (RONE) e Batalhão de Oeiras, através do Sub Comandante Capitão Davi.
A Operação “Praga de Justiniano” foi assim denominada em referência à primeira pandemia de peste bubônica que começou no Egito e disseminou-se a Constantinopla, semelhante ao comércio de drogas que se alastrou rapidamente por toda a região envolvida nesta operação.
O presente trabalho policial contou com todo o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, precipuamente na pessoa do secretário Dr. Raimundo Nonato Leite Barbosa.
Haverá entrevista coletiva às 11 horas de hoje (17) na sede da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, DEPRE, contando com a presença da Delegada Regional de Oeiras, Janaína Nobre, o Delegado titular da DEPRE, Samuel Silveira e Delegado Geral de Polícia Civil.
*Com informações da RP/Polícia Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios