Para fortalecer a campanha de combate a AIDS no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou na manhã desta terça-feira (29/11), o Fórum Estadual de DST/Aids. O evento acontece no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e segue até amanhã (30/11). Representantes dos municípios e sociedade civil organizada estão participando.
No primeiro momento do evento foi apresentado o diagnóstico com a situação epidemiológica do programa estadual de DST/AIDS no Estado. Karina Amorim, coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, comentou que o Piauí apresenta redução de novos casos, no entanto, é preciso reforçar e manter as campanhas de conscientização. “O Ministério da Saúde já disponibilizou o tema e o material para a campanha de prevenção a AIDS, que tem inicio em dezembro e segue até o carnaval. Esse material já encontra-se disponíveis para os municípios”, afirma.
Os dados apresentam uma crescente quantidade de casos em mulheres. Até 2010, dos 608.230 casos existentes, 65,4% eran de indivíduos do sexo masculino e 34,6% do sexo feminino. Já no último boletim epidemiologico, em 2010 a relação foi de 1,7 homens para cada caso em mulher.
O diagnóstico municipal e o programa estadual para enfrentamento das epidemias da doença também foram apresentados. Em plenária, foi definido que o maior objetivo para o encerramento das atividades do ano é o fortalecimento das políticas públicas sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens. O foco da campanha em 2011 são os jovens gays.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios