..

BLOGS PARCEIROS: PORTAL DO CAMALEAO

quinta-feira, 26 de março de 2015

Quatro advogados são presos por fraudes contra idosos em Corrente ESQUEMA DA QUADRILHA envolvia também golpe contra instituições financeiras no Piauí


Promotor Rômulo Cordão
Promotor Rômulo Cordão
Matéria ampliada às 10h52Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26/03), o Promotor de Justiça Rômulo Paulo Cordão, atuante em Corrente, distante 843 km da capital Teresina, no Sul do Piauí, deflagrou a operação "Serendipta" sob a coordenação do Ministério Público do Estado do Piauí, decorrente de investigações iniciadas há um ano e três meses, pela 1ª Promotoria de Justiça de Corrente-PI, em parceria com o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Piauí.
A operação visa o cumprimento de ordens de prisão preventiva, temporária, conduções coercitivas e buscas e apreensões contra mentores, operadores e colaboradores de esquema criminoso, que se organizou com o fim de cometer crimes, tais como Associação Criminosa, Crimes contra a Administração Pública, Estelionato, Fraude Processual e Tergiversação.
Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão, quatro conduções coercitivas e dez buscas e apreensão. Entre os presos, há quatro advogados. O Poder Judiciário determinou o bloqueio de bens e contas e quebra de sigilo bancário e fiscal de todos os envolvidos.
A organização criminosa atuava prometendo cancelar empréstimos de aposentados, ingressando com ações no Juizado Especial Cível da Comarca de Corrente, utilizando-se de meios ilegais para lesar as vítimas, bem como instituições financeiras. As investigações também apontaram que o grupo criminoso atuava há mais de cinco anos em todo o extremo sul piauiense, contando, inclusive, com a participação de funcionário público do Poder Judiciário.
O nome da operação "SERENDIPTA" é por conta do fato de na mesma terem surgido fatos novos que, inicialmente, não eram objeto de investigação, os quais culminaram na operação CAPTAÇÃO, ocorrida em 05 de outubro de 2014, que resultou na apreensão de mais de R$ 200 mil, destinados à compra de votos.
Estima-se que, juntos, os criminosos tenham conseguido, ilicitamente, mais de R$ 1 milhão de reais, somente no ano de 2014. A OAB, inclusive, já investiga, administrativamente, alguns dos advogados envolvidos.
A operação contou com o apoio da Delegacia Regional de Polícia de Corrente e do 10º Batalhão de Polícia Militar.
OAB EMITE NOTA SOBRE OPERAÇÃOA respeito da prisão de quatro advogados durante a operação Serendipta, deflagrada no Município de Corrente, Sul do Estado, na manhã desta quinta-feira (26), a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, informa que os representantes da Subseção e a Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado estão acompanhando a operação, garantindo que as prerrogativas profissionais sejam resguardadas. Comunica, ainda, que o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI irá apurar todas as informações referentes ao caso, garantindo aos envolvidos o direito à ampla defesa e contraditório.     fonte 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nos não nos responsabilizamos pelos seus comentarios

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

postagens recentes

24 : horas no ar